Rumos Itaú Cultural

FurmigaDub e Seu Bando

Tudo começou com o Bando. Um bando que não é apenas um, mas vários. Desde os primeiros músicos que doaram suas canções para serem rearranjadas, aos que foram se juntando ao longo do caminho em parcerias por todo o Brasil, aos amigos atuantes nas mais diversas áreas que colaboraram de diferentes formas para o projeto, aos mestres que foram inspiração ao longo desses oito anos dedicados a resgatar e difundir canções nunca gravadas e conectar ritmos tradicionais brasileiros com a música eletrônica.

No projeto FurmigaDub e Seu Bando, Fabiano Formiga apresenta ao público alguns dos nomes que foram importantes na sua trajetória. De um lado estão aqueles que, por também morarem em João Pessoa, eram figuras presentes no seu dia a dia, como o músico Alex Madureira, a quem Fabiano se refere como seu guru e mestre de guitarra; e o poeta Marinho, personagem conhecido da cidade por seu ativismo urbano. Do outro, aqueles que foram descobertos através de pesquisas, como o grupo de coco de Caiana dos Crioulos, quilombo de mais de 400 anos de resistência liderado por Dona Edite; e aqueles que foram descobertos por acaso, como a artesã de Campina Grande Anita Garyballdi, cuja composição chegou aos ouvidos de Fabiano numa conversa de festa.

Selecionado no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o projeto contemplou a gravação de um disco, a realização de um show em João Pessoa, a produção de um site e de quatro mini documentários com cada um desses mestres. O registro não só das músicas, mas de seus autores, era um desejo antigo de Fabiano e de seus colaboradores. A busca para que mestres de cultura popular sejam reconhecidos e tenham suas autorias respeitadas sempre norteou o músico e é um dos motivos pelos quais o seu trabalho tem tanta força e conquista tantos parceiros e admiradores pelo mundo. Há qualidade, autenticidade e, principalmente, honestidade, no que é feito. E, mais do que tudo, um desejo de compartilhar essa produção com o maior número de pessoas. Porque não há FurmigaDub sem o Seu Bando, e quanto maior o Bando melhor.

Ficha Técnica

Produção musical: Fabiano Formiga
Produção executiva: Juliana Figueiredo
Disco gravado em dezembro de 2018 por Fabiano Formiga com captação de voz de David Neves.
Mixagem e masterização para digital: Dudu Marote @ La Cocina
Masterização para vinil: Arthur Joly
Arte / Design: Leandro Luna
Fotos: Eric Luna
Documentários gravados em dezembro de 2018 em Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa (PB).
Direção, desenho de som e montagem: David Neves
Direção de fotografia: Marcelo Lordello
Assistente de câmera e produtor local: Eric Luna
Assistente de produção: Lucas Pitanga
Assistente de set e microfonista: Roberto Soares

www.furmigadub.com.br
Site e direção de arte: Felipe Spencer